Cuidado com a armadilha do óbvio
- Valtermir Pereira Junior
- 23 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2024

Contexto
Quem de vocês nunca ouviu aquela afirmação “mas isso era óbvio... “?
Esta afirmação, colocada no passado, naturalmente remete à uma frustração, algo que você deveria ter visto ou percebido. Por esta razão é que quero compartilhar neste artigo alguns cuidados para evitar cair nesta armadilha do óbvio.
Como mitigar o risco do óbvio
Já vimos em outros artigos que os projetos são executados, entregues e recebidos por PESSOAS. Portanto, é exatamente neste contexto que ocorrem as frustrações provocadas pela falta de visão ou percepção do óbvio.
Para iniciar, “óbvio” significa em nossa língua “evidente”, “fácil de ver”, “claro”, etc.
Então, por que nem sempre vimos as mesmas coisas?
Porque as pessoas têm pontos de vista diferentes!

Quem tem razão nestas discussões?

Todo processo de comunicação sofre muita influência das pessoas que participam como emissores e receptores, porque seu ponto de vista depende de vários elementos de formação como cultura, valores, experiências e estado emocional.
Portanto, você não acha que existe uma grande chance de o “óbvio” ter diferentes percepções? – Uma maneira de mitigar isso é confirmar sempre se o processo de comunicação foi efetivo, questionando o entendimento e dando exemplos para colaborar na visão que se quer demonstrar.

Outro ponto importante, que pego emprestado da abordagem de “Customer Service” da Disney (explorado no livro “Be Our Guest”, publicado pela Disney Institute) é que os detalhes importam.

Invista tempo no esclarecimento dos detalhes, pois grande parte do óbvio está aí. O exercício em declarar os limites do escopo (ou o “não escopo”) ajuda muito neste processo.

Por último, mas não menos importante, entenda as expectativas e benefícios esperados pelo seu Cliente, pois ali ficam muitos pontos “óbvios” escondidos. Muitas vezes, um Cliente contrata uma solução, mas tem dificuldade em perceber estes limites, causando frustrações quando um requisito não é atendido ou não está completo para que ele possa buscar atingir suas metas.
Espero sinceramente ter contribuído de alguma forma e até o próximo artigo!










































Comentários